domingo, 27 de fevereiro de 2011

2ª Dica| Super Mercados | Quais e que politicas

2ª dica: Olá amigos e curiosos, desta feita a dica desta semana é sobre grandes superfícies.
Como já referi na dica da semana passada, um dos meus trabalhos, leva-me a 14 pequenas e grandes superfícies comerciais todas no cento e em redor de Lisboa. Vou deixar aqui as conclusões que cheguei resultante dos últimos 9 meses de consulta e estudo.


As superfícies em analise são:


Intermarchet
Continentes Vários
Modelo
Jumbo
Pingo Doce 



  Esta analise não se apoia em todos os produtos disponíveis obviamente e serve apenas para partilhar a tendência que as diferentes lojas se inclinam ao que respeita a politica de preços e organização das referidas lojas.

   De referir uma questão que por vezes passa despercebida a todos nós: Quando um determinado produto se encontra em "promoção" (atenção ás aspas), nem sempre isso significa que o produto está mais barato do que habitualmente!! Em muitos casos é a semântica a trabalhar. Um determinado produto estar a ser PROMOVIDO é sinónimo que está a ser exposto de uma forma diferente que o habitual (como tal o preço é mais alto) Atenção ás promoções!!! Nem sempre significa que o produto está mais barato. Ex: quando os produtos estão expostos não nos lineares de loja mas nos topos ou em pequenas ilhas que estão espalhadas pelos corredores de circulação, incentivando assim uma compra que pode não ser necessária.

   Intermarchet: Apresenta um leque de produtos que se pode considerar de bens essenciais. Ao que se refere à politica de preços, é regular nos preços que apresenta mas peca pelo facto de não apresentar os preços mais competitivos embora se note uma tentativa de acompanhar a politica de outras cadeias. Vamos ver se é suficiente e deixo para vocês a conclusão final.

   Continentes (Vários): Apresentam tudo o que se necessita e muito mais. Uma óptima forma que gastar dinheiro. Não está em causa a estratégia pois não nos podemos esquecer que tudo à nossa volta é negocio.
O continente apresenta a capacidade de ter óptimos preços mas estão constantemente a oscilar ora para mais caro e duas ou três semanas passadas regressam ao preço original e de seguida repete-se o ciclo. Ex: o preço num pacote de bolachas pode oscilar cêntimos de uma semana para a outra. No entanto oferecem aos clientes um sistema de descontos através dos cartão de cliente que considero o mais interessante de todos os operadores. É efectivamente um cartão a ser considerado por todos vós!!:

   Modelo: É uma versão mais compacta dos continentes. A filosofia é a mesma apenas muda a dimensão das lojas.

   Jumbo: Pouco agressivo em termos de media mas é nas lojas que de facto mostra os seus trunfos. Muitos produtos com o desconto imediato de 60% sem necessidade de cartões ou seja lá o que for e com um leque de oferta considerável. É de destacar uma secção que quase é quase um outro super-mercado que tem apenas de produtos económicos designados pela marca E (tem um polegar como logótipo).

   Pingo Doce: Ora aqui está o exemplo de regularidade, é no meu entender um exemplo raro em que a publicidade diz mesmo tudo. Tanto quanto vos posso adiantar, desde Setembro 2010 até à presente data, os preço tem sido regulares, ocasionalmente lá se vê um artigo ou outro com mais cêntimo mas o ocasionalmente é mesmo raro. No pingo doce não existem promoções que de quando a quando são de facto favoráveis mas apresentam-se de uma forma que uma suposta combinação de por exemplo um pão e um litro de leite, custavam em Setembro exactamente o que custa agora.
Moral da historia: quando se quer ser barato/competitivo, é de facto possível....basta querer!! Resta dizer que esta filosofia foi aprendida pelo grupo Jerónimo Martins no decorrer da sua aventura nem sempre de sucesso lá por fora (Brasil e Polónia) em que diferentes culturas e respectivos hábitos deram ao Pingo doce uma originalidade por cá mas uma banalidade noutros países. A isto se chama capacidade de aprender e evoluir.
Pode não ser o mais barato sempre, seguro que não é o mais caro mas é o sinonimo claro de equilíbrio.

Espero que vos seja útil e fica desde já a promessa que a próxima dica será mais rápida.

Força a todos.

PS- deixem os vossos comentários e cliquem no botão para se tornarem seguidores.

1 comentário:

  1. titanium nitride - Tioga Art
    Tioga Art microtouch solo titanium is an authentic and authentic wood-fired workshop for does titanium have nickel in it art, ford fusion hybrid titanium crafts and community engagement. Contact us today!$19.99 · titanium wedding bands ‎In stock 2017 ford focus titanium

    ResponderEliminar